quinta-feira, 28 de julho de 2016

Toyota Corolla (2002-2008, Brad Pitt)

Eis então que vamos falar de um carro que quero muito um dia ter porém está cada vez mais difícil encontrar um em bom estado. O Toyota Corolla, a famosa geração Brad Pitt, é sem dúvida alguma um dos melhores carros que já foram feitos pelo homem. Não só pela resistência e a mecânica inquebrável, mas pela qualidade dos materiais e pelo desempenho sem consumir demais.


Esse carro é um pouco diferente, ele não tem quase nenhum problema crônico, pois é um carro que hoje só é encontrado com altas quilometragens e por ter a fama de indestrutível, muita gente não faz a manutenção como deveria. É difícil ver alguém que tenha levado seu Corolla para a revisão na concessionária depois dos 100 mil quilômetros. O que torna a compra deste carro hoje não é o preço se suas peças ou algum defeito e sim a dificuldade em achar um em boas condições.


Vamos supor que você achou um com menos de 100 mil quilômetros. O que é preciso verificar? De imediato, os bicos injetores do carro. É comum, quase certo, que este modelo sempre precise de substituição ou manutenção nos bicos injetores entre os 80 mil e 100 mil quilômetros. Verifique também as revisões, se as mesmas estão em dia. Os fluídos são muito importantes, principalmente do câmbio automático. Os braços axiais também costumam apresentar defeitos e estes, se não forem substituídos por peças originais, provavelmente voltam a dar problema.


Porém, poucas sortudas pessoas vão conseguir achar um modelo desta forma, a maioria, tal qual eu, só vai achar modelos com mais de 100 mil quilômetros, com sorte próximo deste valor. E aí? Como fazemos? Aí meu amigo, esteja disposto a gastar por que é o mais provável e também por uma questão de cuidados com um carro mais usado. Vale lembrar que o Corolla não é um carro que se dá bem com peças paralelas, pesquise bem as marcas antes, não coloque qualquer marca se não o veículo volta a apresentar o mesmo problema, certeza. De preferência use peças genuínas.


Então quer dizer que pra eu comprar este carro vou ter que gastar um boa grana em manutenção? Sim, não só corretivamente, mas também preventivamente. É um carro que já deve ter tido mais de um dono e que cada dono deve ter rodado bastante. E mão de obra é outro detalhe, pois não é qualquer mecânico que deve mexer com esse carro. Não é uma mecânica difícil de se mexer, mas escolha um profissional que já tenha experiência com com a marca.

Versão Fielder
Hoje não vou colocar dados técnicos. Até por que já é um carro antigo e os números já não tem o mesmo efeito de antigamente. O Corolla não é um carro que você compra por causa dos números e sim por causa da qualidade e da confiança na marca Toyota. Se você gosta de trocar de carro, melhor não comprar um deste. Como é um carro que vai exigir um certo investimento, acaba se tornando um carro pra quem vai querer ficar com ele por um bom tempo.


Conforto, qualidade, robustez, economia e equilíbrio são qualidades inerentes a esse carro. Sobre o comportamento dinâmico dele, não posso falar pois nunca andei em um, mas é um carro que até hoje eu admiro e tenho muita vontade de ter. Quem sabe um dia. Veredicto: vale a pena comprar? Sim, muito, desde que tenha condições financeiras de investir na manutenção e queira ficar um bom tempo com ele. Com manutenção em dia, esse carrinho vai longe. Abraços.



3 comentários:

  1. " "É difícil ver alguém que tenha levado seu Corolla para a revisão na concessionária depois dos 100 mil quilômetros" " ...
    Falo só pelo meu "Brad Pitt" XLi 2007/2007, que só tem Manutenção na própria casa dele, as Concessionárias TOYOTA, só mecânicos da casa põe as mãos nessa "machine" ... Simples assim...

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  2. Comprei um Corolla 2006 XEI 1.8 com 157 mil km rodados, gastei mais de mil e trezentos para deixar ele impecável. Não me arrependo e pretendo ficar com ele um bom tempo.

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