sexta-feira, 8 de julho de 2016

Honda New Civic (2007-2011)

A opção que eu trago hoje para vocês leitores é uma escolha que, particularmente, eu curto muito e tenho muito vontade de ter. Os Hondas Civic's fabricados entre 2007 e 2011 que ficaram conhecidos como "New Civic" graças ao marketing da Honda.

Versão EXS, a mais completa da linha na época

Esse carro tem algumas coisas que muito chamam a atenção de quem se interessa por ele, o interior por exemplo, hoje nem tanto, mas na época do lançamento foi uma loucura, aquele painel em dois andares com velocímetro digital era tão bonito e bem acabado que dava a sensação de estar em um carro de categoria superior. Hoje em dia é um pouco mais difícil encontrar usados desse modelo com o painel intacto, geralmente o couro do voltante e a logo da Honda descascam, porém, são detalhes que podem ser facilmente resolvidos.

Painel em dois andares, muito inovador para época
Um outro aspecto muito importante desse é o câmbio. Existiam três opção que variavam com a versão: manual (LXS), automático (opcional para versão LXS) e automático com opção de trocas manuais em aletas atrás do voltante (opcional na versão LXL e de série na versão EXS). Nas três opções os câmbios são de 5 marchas. Detalhes importantes sobre o câmbio: o câmbio desse modelo é muito robusto, demora a dar problema, só que, muito carro deste por aí nunca se quer fez a troca do óleo do câmbio por não fazer a manutenção na concessionária. Verifique sempre no manual do carro se as revisões estão em dia. Caso não estejam e o vendedor alegue que as manutenções eram feitas em oficinas independentes, exija notas fiscais e confira se os fluídos utilizados foram fluídos genuínos Honda, principalmente fluído de arrefecimento e óleo do câmbio. Caso o carro esteja muito tempo sem trocar este item, o risco de efetuar a troca e um problema grave aparecer é grande e pode sair bem caro.

Óleo ou fluído genuíno Honda para câmbios automáticos
Outro aspecto interessante desse carro é o motor. Ele vinha equipado com um motor 1.8L de 140cv (2007 a 2009 era monocombustível, de 2009 a 2011 passou a ser bicombustível) e 17,5 KgFm de torque, números muito interessantes na época. E melhor do que isso, o carro era econômico, com câmbio automático fazia entre 8/9 Km/L na cidade, há relatos de quem fizesse até 10 Km/L com câmbio manual. O powertrain também surpreendeu muito pela sua resistência. Um motor desse com manutenção em dia pode fazer muitos quilômetros, pra mais de 250 mil. Vale a pena comprar um com mais de 100 mil quilômetros rodados, vale desde que esteja bem conservado e com manutenção em dia. Mesmo assim, é melhor procurar carros que estejam com até 100 mil quilômetros. Se este motor tem algum defeito ou calcanhar de Aquiles, sim, o comando de válvulas. Este precisa ser regulado periodicamente segundo o manual do proprietário, caso não seja feito, é comum o carro apresentar perda de desempenho e alto consumo. É um procedimento bem simples, vale muito a pena fazer como manutenção preventiva. 

Pense em um motor bom, é esse!
A suspensão também é um ponto a ser analisado. do tipo MacPherson na dianteira e independente na traseira, o carro é bem firme sem deixar de ser confortável, porém sua rigidez faz a suspensão sofrer bastante em terras brasileiras. O mais comum é os amortecedores estarem desgastados. Casos como coxim de amortecedor quebrado, batentes e coifas rasgados mostram que o carro passou por um uso bem mais severo visto que estes problemas dificilmente aparecem nesse carro. 

Então vamos a um pequeno check list:
  1. Verifique o manual do carro e veja de a manutenção do carro (revisões) estão em dia, caso não estejam, desconfie. 
  2. Veja a lataria do carro, se identificar diferença de cor em algumas regiões do carro podem ser pontos de colisão.
  3. Olhe o interior do carro, geralmente interior brilhando muito e melecado é indicio que foi passado silicone para esconder marcas de uso. O volante, os pedais e a manopla de câmbio são indicadores importantes do uso do carro.
  4. Se possível, dê uma volta no carro, se sentir o carro balançar muito nas curvas, verifique os amortecedores. 
  5. Procure levar um mecânico ou invista em uma vistoria para carros usados, é um investimento, pode te livrar de uma grande dor de cabeça.
Agora, para você poder escolher melhor seu New Civic, vamos falar um pouco sobre suas versões:
Entre 2007 e 2009, o carro foi vendido em duas versões, a LXS, de entrada com opção de câmbio automático, e a EXS, ambas eram monocombustível e por isso costumam ser mais econômicas, porém, é mais difícil você encontrar um modelo dessa série em bom estado. Entre 2009 e 2011, o carro foi vendo também nas versões LXS, de entrada com opção de câmbio automático, e a EXS e a novidade ficava pela nova versão LXL, intermediária, que trazia muito do a EXS tinha e ainda tinha opção de câmbio manual ou automático com opção de trocas manuais. De 2009 pra frente, o carro passou por uma "facelift" e virou bicombustível, ou seja, passou a aceitar álcool, o que prejudicou o consumo. Em compensação, é mais fácil achar um LXL em bom estado do que um EXS.

Versão LXS antes do facelift

Versão LXS antes do facelift

Versão LXL, pós facelift

 Conclusão: vale a pena comprar um New Civic 2007-2011? Sim, vale muito a pena. É um sedã médio que hoje você entra entre 30 e 40 mil reais e tem uma manutenção condizente com sua categoria e não é nenhum absurdo de cara. Agora, uma dica: como todo carro usado, ele vai exigir do proprietário uma atenção maior a manutenção do que um carro zero.

É isso aí pessoal, se você gostou dessa matéria comente aí embaixo, compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a crescer. Se você tem alguma dúvida, quer deixar uma sugestão, faça isso nos comentários, vamos juntos crescer. Até próximo post, abraços!


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