quarta-feira, 20 de julho de 2016

Kia Cerato 2009-2013

A Kia do Brasil sempre foi uma marca mais distante do consumidor. Apesar de oferecer bons carros, poucos emplacaram, isso por causa do seu preço e na dificuldade de manutenção, além de que, houveram uns carros com um design meio duvidoso, como a primeira geração do Cerato. Pensando nisso, a Kia resolveu trabalhar melhor nos seus carros e acabou tendo bons resultados em vendas no Brasil, isso com Sorento, Sportage, Picanto, mas nenhum deles se compara ao Cerato de segunda geração, fabricado entre 2009 e 2013 para o mercado brasileiro.

Antes


Depois



E o sucesso do modelo foi merecido. O design do exterior do carro é simplesmente magnífico com aquela frente bem esportiva e linhas agressivas, tudo combina nele. O interior do carro é tão bem-acabado que dá a impressão de ser um carro de categoria superior de tão bem-acabado e com materiais de ótima qualidade. Mecanicamente, o motor 1.6 de 126cv e 16 Kgfm de torque tinha desempenho suficientemente bom alinhado com as duas opções de câmbio, manual de 5 marchas e automático com opção de trocas manual de 4 marchas, faziam com o carro andasse bem e ainda tivesse um bom consumo, entre 9 e 11 Km/L.





E aí veio a nova geração do Cerato e não fez o mesmo sucesso que a anterior, por isso hoje vamos falar só sobre a segunda geração do modelo. Com uma alta desvalorização e uma manutenção não tão barata, será que vale a pena comprar um Kia Cerato usado?



Como todo modelo usado e importado, as maiores dificuldades que você pode ter na manutenção deste carro são a aquisição de peças e a dificuldade de mão de obra técnica. S segunda é a menos complicada, já que você pode apelar para a rede de concessionárias. Sobre a aquisição de peças, você também pode tentar comprar peças nas concessionárias, porém eles geralmente não têm em estoque e custa o olho da cara. Em uma experiência com um Kia Picanto, a manutenção saiu cara em termos de peças, porém não falharam com o prazo de entrega e entregaram tudo direitinho, além de um ótimo atendimento.

Na internet você encontra peças de fabricantes independentes com preços mais acessíveis do que nas concessionárias, mas com algumas peças um pouco “salgadas”. Segue aí alguns exemplos:






Este modelo não teve problemas crônicos, é um ótimo carro sem dúvida alguma. Provavelmente o que você deve ficar de olho é na manutenção, se as revisões estão em dias, e na suspensão, carros importados sofrem no Brasil, fora isso, tranquilo demais.









E vale mesmo a pena? Se você quiser muito esse carro e estiver disposto a gastar com ele, sim vale. Mas sinceramente, existem outras opções na mesma faixa de preço que vão lhe proporcionar quase o mesmo conforto e custando um pouco menos, como o New Civic e outros modelos da mesma categoria. Aqui mesmo no blog já falei de outros carros que podem ser mais interessantes do que o Cerato, dê uma olhada. Sobre o Koup, fica para próximos post's. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, comnte aqui em baixo o que você achou e qual carro você quer ver aqui. Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário