segunda-feira, 18 de julho de 2016

BMW Série 3 (Geração E90, 2006 - 2011)

Caros leitores, hoje trago para vocês uma opção bem interessante, principalmente pra quem quer ter seu primeiro carro "premium". Quem nunca quis ter uma BMW, um AUDI ou um MERCEDES BENZ? Acho que todo mundo. Particularmente, sempre quis ter uma BMW. Aquela aparência sempre bem esportiva me encanta demais, mas assim como a maioria dos brasileiros, ainda não estou no seleto grupo de pessoas que podem comprar uma BMW zero quilômetro. Para um grupo com poder aquisitivo um pouco menor, uma usada pode ser uma boa escolha. Eu escolhi falar da BMW 320i E90. A série 3 de motor 2.0 aspirado de 156 cv, 20,4 Kg.F.m de Torque e tração traseira.

Antes do facelift
Uma pequena introdução. a BMW 320i foi a porta de entrada da série 3 da BMW durante a maior parte do tempo enquanto geração E90. Houveram outros modelos mais simples que esta, porém a 320i é, historicamente, a versão de entrada da série 3.Portanto, não espere que mimos super tecnológicos. Freio de mão eletrônico, assistentes eletrônicos e outras parafernálias não eram tão comum em carros dessa categoria na sua época. Ar condicionado de duas zonas já era um grande.

Depois do facelift

Em termos de motor, as tradicionais fabricantes alemãs são tão boas quanto as japonesas, porém um pouco mais caras. Esse motor 2.0 de 156 cv é um 4 cilindros, diferentes do resto da linha que é 6 cilindros, porém, é mais adequado ao uso urbano e diário. Claro que uma BMW 2.0 gasta mais do que carros convencionais, mas proprietários relatam médias que variam entre 8 e 9 Km/l na cidade, o que não é nada mal para um carro deste porte. Existem relatos de motores que apresentaram queima de óleo ao passar dos 50 mil quilômetros, não é comum, mas existem casos, na hora de comprar o seu, certifique-se de verificar se o motor está fumando ou não. Vale lembrar também que este carro é importado, nossa gasolina não é tão adequada assim para ele, então vale muito a pena uma verificada no sistema de alimentação de combustível do veículo. O câmbio é de seis marchas com opções "sport" e também com opção de trocas manuais, são excelentes e não costumam apresentar problemas. Não se esqueça de olhar no manual do carros se as revisões estão em dia, se estiverem, ótimo critério a favor, se não, aí já sabe.

Traseira antes do facelift
Provavelmente o que pesa mais na manutenção desse tipo de carro importado na Brasil são os itens de suspensão. BMW é naturalmente um carro esportivo, desde suas versões de entrada. Não que sejam esportivos de alta performance, mas são carros que te passam uma sensação de esportividade, mais do que Audi e Mercedes Benz. Por isso mesmo, costumam ser carros mais duros e desconfortáveis em nossas terras de péssima pavimentação. Buchas, pivôs, batentes, coxins, amortecedores, bandejas e até barras estabilizadoras costumam ter danos antes dos 50 mil quilômetros. É uma pena, mas infelizmente, para esse carro, sempre vai exigir uma manutenção mais atenta precisa.


Traseira depois do facelift

Esse é um carro que não tem grandes problemas críticos. É um exemplo da engenharia de uma construção muito bem feita e muito resistente. A grande questão para esse carro é a manutenção. Muita gente deixa de comprar por medo de ter gastos exorbitantes e acabar até casando com o carro. Não é bem, como todo carro usado vai exigir uma certa manutenção e por ser importado vai ser mais carro sim, porém não tanto quanto você imagina. Encontrar peças não é um grande dificuldade, a rede de concessionárias BMW tem peças para todos os seus modelos com entregas em até 3 dias uteis. O preço pode ser salgado numa concessionária, mas você acha, Também não há necessidade de ficar preso a esta, existem hoje vários sites especializados em carros importados e que tem todas a peças que você imaginar, de marcas paralelas com muita qualidade que até fabricam peças para as grandes montadoras. Certa vez, a revisão de 20 mil quilômetros de um Sandero em uma concessionária custou quase 2 mil reais. Com a mesma quantia, você pode comprar inúmeras peças pela internet e fazer uma revisão bem mais completa em uma 320i como a que está em questão. Claro que uma troca de óleo, pastilhas de freio, filtros, custam mais caros, mas fazendo isso com um bom mecânico e com planejamento, saí bem mais barato do que você imagina.




Vale a pena? Sim, vale. Achando uma em bom estado e planejando bem sua manutenção, vale muito a pena. Você vai está andando em um carro com um padrão de conforto bem superior ao que carros zeros da mesma faixa de preço e bem mais estiloso também. Se puder, faça seguro, mas não acha que o valor vai valer a pena. É isso aí galera. Espero que tenham gostado, compartilhem com seus amigos, comentem aí embaixo e vamos caminhar para crescer juntos. Abraços!

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