terça-feira, 29 de março de 2016

O primeiro carro a gente nunca esquece

Há algum tempo atrás estava mexendo em uns arquivos no computador e achei algumas fotos dos meu carro e acabei lembrando com muita nostalgia de como foi essa experiência e vou compartilhar com vocês. Meu primeiro carro foi um Volkswagen Gol CL 1993 1.6 CHT com câmbio de 4 (quatro) marchas. Foi meio loucura comprar esse carro, mas pelo estado do carro e pelo preço, valeu muito a pena. O carro era básico de tudo e eu moro em Belém do Pará, então o calor do norte junto com um carro sem ar condicionado era uma sauna bem desconfortável. Mas é incrível que mesmo com o desconforto, mesmo com a avacalhação de alguns colegas, mesmo com a parte mais trabalhosas (não disse ruins) de um carro antigo, foi talvez a melhor experiência da minha vida em relação a um bem material, acho que o carinho que eu tive por esse carro eu não vou ter por nenhum outro futuro que eu tenha. Antes desse carro tive duas motos, mas isso é um assunto para um outro post.

Primeiro final de semana em casa já lavado e encerado
 Comprei este carro em Julho de 2014. A primeira vez que eu fui ver o carro, ele estava em uma garagem, ao lado de um GTi (estava coberto, mas dava pra perceber que era um GTi), logo deu pra eu sentir que o carro era bem cuidado. O carro tinha sido repintando, porém, muito bem repintado. Ele tinha recebido uma reforma geral mas não completa, o que não que permitiu uma negociação e uma redução no preço. Em suma, paguei R$6.900,00 no carro, um belo carro pelo preço.

Fotos de um ensaio simples que eu sempre fazia depois que lavava

O carro precisava de um trabalho maior no interior. Os bancos estavam horríveis, a tampa do porta luvas quebrada, saídas de ar da ventilação bem feias, o tampão estava bem ruim, o forro do teto então era a pior parte. Não tenho fotos destas partes, as fotos que achei já tinha feito várias coisas no carro.
Devagar fui fazendo, não consegui fazer tudo pois outras coisas foram aparecendo e eu não tinha uma fonte de renda fixa, o que dificultava tudo, mas não me impediu de ir conquistando meu sonho.


Tive muita dificuldade por causa de dinheiro. Antes do Gol tive uma Factor 125, então o consumo, apesar de hoje eu ver que era bem econômico, foi uma coisa que eu senti bastante. Logo que comprei, troquei a bateria, e aí lá vai mais dinheiro. Conforme pude, fui fazendo, com alguma dificuldade, mas nunca tinha desistido de fazer o que eu queria. Com certeza, a parte mais legal da minha experiência com esse carro foi a parte das dificuldades, elas me levaram a ter que procurar tutoriais na internet de como limpar um carburador, como trocar pastilha de freio, vela, basicamente tudo nesse carro fui eu quem fiz. Eu só levava em mecânico quando o problema ou a manutenção era técnica demais para um leigo como eu.


Esse carro foi pra mim uma grande lição de vida, eu aprendi a controlar minha vida financeira, afinal ter vida social e ter um carro antigo com um orçamento limitado não é uma tarefa fácil, mas eu não precisava de vida social. Passar finais de semana mexendo nele, lavando ele, sujando a garagem de casa, meter a mão na graxa, tudo isso me fez crescer muito. Sempre foi um sonho ter um carro, e o meu foi uma experiência que jamais vou ter igual de novo. Não sei quanto eu gastei enquanto estive com ele, não sei exatamente tudo o que fiz nele, mas tudo valeu muito a pena.


A pouco mais de um ano atrás, eu tive que me desfazer do carro. Minha condição financeira melhorou e com ajuda de meus pais pude comprar um carro zero quilômetro, um Clio (fica pra outro post) cujo único opcional é ar condicionado mas me faz muito feliz também. Infelizmente, não pude ficar com os dois carros, queria muito ter feito isso. Espero que a minha história possa ajudar quem está pensando em comprar o seu primeiro carro, ou quem já comprou. Como autoentusiasta, torço de coração para que você tenha uma experiência tão agradável quando foi a minha. Se você gostou do post, compartilhe nas suas redes sociais, divulgue e principalmente comente o que você achou, sugestões, críticas. Fiquem com outras fotos do carro. Até o próximo post amigos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário